Central do Conhecimento

Processos padronizados para a gestão do sistema de treinamento de atletas (Parte III)

Autor: Gustavo Maia

 

No primeiro e no segundo post dessa série apresentei o modelo abaixo, baseado no ciclo PDCA. O modelo mostra quatro processos padronizados para gerenciar o sistema de treinamento de atletas.

 

Processos gestao sist. treinamento fig1

 

Agora, nesse post, eu vou detalhar os produtos gerados pelos processo de execução e monitoramento do treinamento, veja:

 

2. Produto do processo de execução do sistema de treinamento

2.1. Documento ‘Registro da sessão de treinamento’ atualizado com informações sobre o conteúdo de treino efetivamente realizado.

 

3. Produtos do processo de monitoramento do sistema de treinamento

3.1. ‘Monitoramento da carga externa’ atualizado – Trata-se de um arquivo digital contendo planilha com entrada para registro da carga externa: 1) planejada, 2) efetivamente executada. O documento deve conter também gráficos, gerados a partir da planilha, que mostram a variação entre a carga que foi planejada e a que foi efetivamente executada. O documento deve ser atualizado diariamente.

3.2. ‘Monitoramento da carga interna’ – Trata-se de um arquivo digital contendo planilha com entrada para registro: 1) do tempo de duração das sessões de treinamento diárias, 2) do valor atribuído pelo atleta para a percepção subjetiva dele em relação à carga de treino numa determinada sessão, 3) da qualidade da recuperação e 4) percepção de dor muscular. O documento deve conter também gráficos, gerados a partir da planilha, que mostram a carga interna diária a cada quatro semanas de treinamento. O documento deve ser atualizado diariamente. Veja exemplo aqui.

3.3. ‘Relatório do estado funcional’ atualizado – Documento em arquivo digital que contém o protocolo dos testes físicos que devem ser realizados pelos atletas. Além disso, deve mostrar um gráfico contendo os resultados alcançados pelos atletas, e ainda, os valores de referência para avaliação dos resultados. Veja exemplo aqui.

No último post dessa série irei detalhar os produtos gerados pelo processo de controle do sistema de treinamento. Clique aqui e veja.

Se quiser saber mais sobre esse assunto escolha a modalidade de sua preferência a seguir: BasquetebolFutsalFutebolGinástica artísticaHandebolJudôNataçãoTênisVoleibol. Abraço!