Central do Conhecimento

Processos padronizados para a gestão do sistema de treinamento de atletas (Parte II)

Autor: Gustavo Maia

 

No primeiro post dessa série apresentei o modelo abaixo, baseado no ciclo PDCA. O modelo mostra quatro processos padronizados para gerenciar o sistema de treinamento de atletas.

 

Processos gestao sist. treinamento fig1

 

Agora, nesse post, eu vou detalhar os seis produtos gerados pelo processo de planejamento, veja:

 

1. Produtos do processo de planejamento do sistema de treinamento

1.1. ‘Análise do sistema competição’ – Documento que inclui análise: 1) das exigências físicas, técnicas e emocionais impostas aos atletas pelas competições, 2) dos fatores chave para obtenção de desempenho na modalidade, 3) do regulamento das competições que se irá disputar, 4) dos resultados de competições realizadas em temporadas passadas, 5) das forças e fraquezas das equipes oponentes e da equipe da casa.

1.2. ‘Metas da preparação técnica’ – documento que registra a declaração das metas anuais da equipe, bem como, as metas individuais para os atletas da equipe relacionadas à preparação técnica.

1.3. ‘Metas da preparação física’ – documento que registra a declaração das metas anuais da equipe, bem como, as metas individuais para os atletas da equipe relacionadas à preparação física.

1.4. ‘Catálogo de exercícios’ – catálogo formatado em arquivo digital que contém os exercícios de treinamento. O catálogo mostra o nome dos exercícios, descrição de como deve ser a técnica de execução do exercício, possui uma foto ou um vídeo do exercício, além disso, indica o método de execução do exercício e o grau de especificidade do exercício.

1.5. ‘Mapa da periodização’ – documento que registra, de maneira codificada, a estratégia de progressão da carga de treinamento ao longo do macrociclo.

1.6. ‘Registro do microciclo’ – documento que registra, de maneira resumida, o conteúdo do treinamento, bem como, a sua distribuição, ao longo do microciclo.

1.7. ‘Registro da sessão de treinamento’ – documento que registra, de maneira detalhada, o conteúdo do treinamento de cada sessão de treinamento de um determinado microciclo.

No próximo post dessa série irei detalhar os produtos gerados pelo processo de execução do sistema de treinamento. Clique aqui e veja.

Se quiser saber mais sobre esse assunto escolha a modalidade de sua preferência a seguir: BasquetebolFutsalFutebolGinástica artísticaHandebolJudôNataçãoTênisVoleibol. Abraço!