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Capte patrocínio para seu projeto esportivo

Post gestão capte patrocínio

Autor: Gustavo Maia – Diretor Presidente do Inbrade.

A maioria dos esportes olímpicos não consegue competir com o futebol em termos de oferecimento de exposição da marca para o patrocinador, não é mesmo? Nesse caso, como obter, ainda assim, vantagem competitiva na disputa por patrocínio? Explico a seguir:

 

Outro dia conversei com o diretor de marketing de uma das maiores empresas patrocinadoras do esporte brasileiro. Nesse bate papo eu perguntei a ele o que a empresa dele deseja receber dos seus patrocinados.

Na lista de desejos ele incluiu:

Conseguir exposição da marca na TV aberta, TV fechada, jornais e revistas de grande circulação e redes sociais.

Desenvolver ações que possam criar experiências positivas e exclusivas para os clientes e colaboradores da empresa.  

Em seguida ele fez duas indagações:

Quanto custa para a minha empresa veicular uma peça publicitária no horário nobre da TV?

Quanto custa para a minha empresa veicular uma peça publicitária em uma revista ou jornal de grande circulação?

Segundo ele, se a entidade que estiver pleiteando patrocínio oferecer um projeto cujo custo é maior do que uma das opções acima e, por outro lado, o benefício oferecido for menor do que o que o que seria colhido pela exposição da marca nas mídias citadas acima, nessas hipóteses, segundo ele, não haveria a mínima chance do patrocínio ser aprovado.

 

Por outro lado, segundo ele, caso o projeto oferecesse a chance da empresa dele criar experiências positivas e exclusivas para seus clientes e colaboradores e, caso o projeto tivesse sinergia com os valores e a marca da empresa, nesse caso, a possibilidade de patrocinar um determinado projeto seria avaliada.

 

Conclusão

Projetos esportivos que quiserem aumentar suas chances de captar patrocínio deveriam considerar, seriamente, a possibilidade de criar experiências positivas e exclusivas para os clientes e colaboradores dos potenciais patrocinadores.